Fintech: SIKOBA

Sikoba
DeFi para o mundo real

Permitir ecossistemas de crédito descentralizados para 300 milhões de pequenas e microempresas nos países em desenvolvimento

Sikoba: supere as limitações do crédito informal

Em todo o mundo, as pequenas empresas às vezes fazem transações com promessas de pagamento futuro – isso é chamado de “crédito informal”. Funciona, mas geralmente é ineficiente.

O SikobaPay é um sistema baseado em blockchain para registro, rastreamento e compensação de dívidas. Superamos as limitações do crédito informal:

    • A dívida é registrada em uma blockchain, para que os usuários obtenham prova de transação
    • A identificação automática de intermediários confiáveis ​​permite que os usuários transacionem além do seu círculo imediato de confiança
    • Compensação de dívida circular reduz a necessidade de caixa
    • Uma trilha de auditoria verificável forma a base de um histórico de crédito

O principal objetivo de Sikoba: impulsionar as economias locais nos países em desenvolvimento

O principal caso de uso de Sikoba é impulsionar as economias locais, aumentando o uso de IOUs em vez de dinheiro, alavancando as redes de confiança existentes. Dessa forma, mais negócios podem ser feitos, mesmo que o dinheiro seja escasso.

Que tipo de parceiros estamos procurando?

Procuramos estabelecer parcerias com comunidades locais, governos locais, redes de negócios, cooperativas de agricultores e ONGs que possam trabalhar conosco para montar projetos-piloto e apresentar a plataforma sikobaPay às comunidades locais que podem se beneficiar.

Outros usos de Sikoba

O sistema Sikoba pode ser facilmente adaptado para muitos casos de uso, que podem ser modelados usando IOUs com regras específicas:

    • Cooperativas
    • Redes de crédito mútuas
    • Moedas locais
    • Programas de dinheiro digital
    • Empréstimos comunitários
    • Programas de doação direta / renda básica
    • Operações de microcrédito
    • Distribuição da ajuda humanitária (por exemplo, nos campos de refugiados)

Exemplo: crédito comunitário
Nas comunidades pobres, quem empresta dinheiro costuma cobrar altas taxas de juros. Com a criação de cooperativas de crédito locais, as empresas locais podem obter empréstimos financiados pela comunidade com taxas de juros muito mais baixas.

Nosso parceiro em Manila, Filipinas: https://medium.com/sikoba-network/jala-sikoba-cooperation-agreement-to-establish-local-credit-cooperatives-in-the-philippines-f67b79999da8

Alternativas para microcréditos
Pode ser difícil administrar microcréditos, em parte devido às transações em dinheiro envolvidas. O SikobaPay pode ser usado como uma ferramenta eficiente para gerenciar uma operação de microcrédito, na qual o empréstimo é feito como uma linha de crédito no sikobaPay, em vez de usar dinheiro. Essa linha de crédito pode ser usada com os comerciantes e os reembolsos de empréstimos também podem ser feitos nas lojas locais. Além disso, um comerciante ou artesão também pode cancelar todo ou parte de um empréstimo simplesmente vendendo para outro usuário do sikobaPay.

Nosso parceiro em Bogotá, Colômbia:
https://medium.com/sikoba-network/te-f%C3%ADa-nano-credit-project-in-bogot%C3%A1-colombia-partners-with-sikoba-22f475a87baa

Moedas Locais
A configuração de moedas locais é um caso de uso natural do SikobaPay. Nosso objetivo é uma configuração fácil que permita iniciar uma moeda local, mesmo para comunidades muito pequenas. Moedas locais usando o SikobaPay podem se tornar facilmente trocáveis ​​com outras moedas locais usando nosso recurso de conversão de crédito. Obviamente, todos os recursos IOU padrão do SikobaPay também estarão disponíveis para os usuários dessas moedas locais.

Programas de doação direta / renda básica
Em vez de distribuir dinheiro, os beneficiários recebem um “crédito” no SikobaPay, que pode ser usado diretamente para compras em lojas locais participantes, para retirar dinheiro dessas lojas ou para enviar a outros usuários do SikobaPay a um custo mínimo. Como as retiradas de dinheiro podem estar sujeitas a uma comissão, haverá um incentivo para usar os créditos diretamente, reduzindo assim o valor das transações em dinheiro. Tanto os beneficiários da renda básica quanto as lojas participantes poderão usar outras funcionalidades do SikobaPay, o que pode levar a um aumento no comércio local e na atividade de pequenas empresas.

Parceiros sobre cooperação com Sikoba:
“Mushin” Jürgen Schilling sobre a parceria entre Jala ID + e Sikoba
Max Hilbert sobre a parceria entre Beki e Sikoba
Alexander Wittingham sobre Parceria Sikoba x Te Fía

Entre em contato diretamente com Sikoba ou converse com a Growing BR sobre sua estratégia de negócios.